Que as pulgas de mil camelos invadam os corpos de meus leitores que não deixam comentários. Think about!

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Percussão

Estou aqui para declarar publicamente minha paixão pela percussão. Acredito de olho fechado que quem for negro, capoeira, BRASILEIRO, tem o pé na percussão.
Como sou um cara que respira música o tempo todo, não há nada melhor para viajar que ouvir uma batida.
Pode ser de atabaque, bateria, timba, bongo, pandeiro ou até um pedaço de madeira. Tenho muita vontade de aprender essa técnica, e com certeza não demorará muito. Putz! Ouçam Zé Ramalho, Alceu Valença, Nação Zumbi, Sepultura. Olha, o sepultura em um de seus albuns, decifrou na minha opinião toda essência da batucada em uma única palavra. "ROOTS", ou seja "raiz", "tribal".
Não há nada que expresse melhor o sentimento de ouvir esse tipo de som do que a palavra Raiz. (esse álbum do sepultura foi muito criticado pelo movimento underground. Uma pena, pois na minha opinião é o melhor).
Dá para ficar apenas ouvindo o som contagiante das batidas e curtir o que estiver ao redor. Pense na vida, na natureza, naquela mulher que não conseguimos viver sem, na alma e em nossa existência.

Vejam só!!! Trabalho em uma empresa que lida com cronogramas. E atrase um para você ver como todo mundo fica estressado. Credo... para quê isso. Eu sempre fico com uma música de fundo (na minha mente) e isso me faz manter o controle. Em outras palavras, fico relax.


Claro que não podia falar de percussão sem mencionar na grande artista Sra. CÁSSIA ROCK ELLER. Eta! mulher que manda muito. Na verdade, nunca vi ela batucar nada, mas o pessoal dela manda muito bem. Para se ter uma exata noção do que o som de uma percussão é capaz, ouçam o Acústico MTV da Cássia. É pauleira pra toda hora. Som com uma percussão tribal, bem raiz mesmo.


Puxa vida, como gosto de som de candomblé. (Sem fazer alusão a qualquer tipo de crença).Já ouvi gente dizer que são apenas batuques ou barulheira. Bah!!!! isso é triste. Você deve absorver a batida. Esses músicos não simplesmente batem na percussão. Eles encaixam uma frase musical no momento exato, que chega a dar a impressão que na sua ausência a melodia estaria inacabada. Percebam isso em Avohai do Zé ramalho, quando seu percussionista (antes do refrão) simplesmente dá uma sequência de batidas ritimadas que fazem que a pessoa coloque a música no Repeat. Haha, faço isso direto. Na verdade, posso estender mais o campo para pessoas que devem ouvir esse tipo de som. Antes de mais nada, quando dizemos ser "brasileiros", não podemos esquecer a raiz de tudo. Somos Latinos. E acredito que dai venha toda essa paixão por percussão.É mexicano, colombiano, cubano, argentino, paraguaio, peruano, chileno, todos com a percussão na veia.


Ouçam Carlos Santana. Mexicano guitarrista que sempre tem uma batucada por de trás do som. A percussão é tão contagiante que até americanos se renderam ao som latino das batucadas. Uma música que com certeza agrada 70% da humanidade, não seria nada sem a percussão. Estou falando de Hotel California. Experimenta tirar suas batidas para ver como fica!Para postar hoje, ouvi diversas músicas mas a que mais repeti foi "Africa - toto". Nada a ver com percussão. Infelizmente não tinha nenhum som de percussão na mão. Por isso, se odiarem essa postagem a culpa foi do "toto". Bom... Espero que tenha conseguido me expressar e que isso possa influenciar a todos ouvirem mais batucadas e menos "tocs tocs" eletrônicos*.



E como as belas meninas suécas do Abba já diziam "...feel the beat from the tambourine...".


Até mais e tenham uma boa noite.

* Tirando o FatBoy Slim, que é coisa de louco. Muito bom.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito...deu ate vontade de ouvir uma batucada agora....rs....só não gostei da parte "belas meninas suécas" ARGGGGGGGG.....Bjim

sauloarruda disse...

Eae meu fio!! Fico muito feliz em saber que você está mantendo um blog! Já está na lista de meus favoritos!

[]'s

Saulo Arruda
http://sauloarruda.eti.br