Que as pulgas de mil camelos invadam os corpos de meus leitores que não deixam comentários. Think about!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Últimos momentos de uma vida

Por que as baratas morrem de barriga pra cima?


Alguém sabe responder por que toda vez que um inseto morre ele fica virado para cima? Já repararam que as baratas, formigas e moscas ficam com as patas para cima quando morrem? 

Pois é... Vejam bem. Não estou me referindo aos insetos que por um infortúnio da vida vieram a falecer vítimas de atropelamento ou esmagamento ou até mesmo por brincadeiras de gatos curiosos, pois é claro que esses morrem de barriga para baixo. Afinal nenhuma barata vai se virar quando um ser humano deseja pisoteá-la. Na verdade, essa dúvida me assola há algum tempo, e por mais que tenha me dedicado a isso ainda não tenho uma reposta. Mas o que venho a relatar aconteceu comigo em setembro passado.

Eu estava no período da tarde curtindo a minha varanda quando de repente uma formiga me chamou a atenção. Fiquei observando ela por um certo tempo e logo percebi que se tratava de uma formiga idosa. Notei isso por que senti que ela se locomovia com certa dificuldade, como se sentisse cansada após uma longa jornada. (é bom que fique claro que estava de férias de meu trabalho e por isso pude me dedicar a observar a caminhada da formiga. Isso para que ninguém pense que não faço nada na vida).

... voltando a longa caminhada da velha formiga, fiquei curioso e a observei andar mais um pouco. Uma coisa interessante é que ela andava uns 20cm e parava uns 30 segundos. (claro que não com essa precisão. Estou falando em "Média" pois as vezes se tratava de 15cm e 27 segundos; mas isso não vem ao caso).

O Fato é que essa história toda já estava me comovendo e decidi me aproximar da formiguinha, pois a essa altura já estava envolvido emocionalmente. Fiquei mais próximo dela e observei que ela já estava parada por mais que 40 segundos, e ela não costumava fazer isso. Dai para minha surpresa... notei que ela virou o rosto para minha direção e assim ficou por alguns segundos (que me pareceram como horas). Assim, pude ver sua expressão, e senti a vontade de dizer algo, mas nada me ocorreu. Ela, como se estivesse decepcionada retornou sua cabeça vagarosamente ao devido lugar. Pude perceber (se não estiver louco) uma certa elevação em sua caixa torácica, como se fosse uma espécie de um ultimo suspiro... e suas pernas (ou patas) se flexionaram e ela faleceu. Foi instantâneo. Senti um frio na espinha que logo se aliviou quando percebi que a bia, minha cadelinha nos observava calada. Sim, ela viu tudo. Cheguei a conclusão que esta pobre formiga idosa, morreu de velha.

A idade chega para todos os seres vivos. Com isso, posso garantir que nem todos insetos morrem de barriga para cima. Para os que se interessaram pela formiga, quero que saibam que eu a cremei. Não podia deixá-la lá, para ser devorar por outro inseto que provavelmente irá morrer de barriga para cima, afinal, já estava envolvido.

2 comentários:

Acre Esportivo disse...

parabens pelo 1000 acessos...

bom seu blog..

to esperando seu coment:

http://jogoesportivo.blogspot.com/

Edu D'ant disse...

Fiquei emocionado...
tem uma formiga me olhando aki agora...
mas ela parece jovem, saiu correndo!
huahauahauha

otimo adorei o texto!
**********************************
http://www.novosfilmesnatela.blogspot.com/

visite!