Que as pulgas de mil camelos invadam os corpos de meus leitores que não deixam comentários. Think about!
Mostrando postagens com marcador vicio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vicio. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de junho de 2015

TUDO QUE VICIA COMEÇA COM C - É VERO


LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO



Tudo que vicia começa com C. Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios. Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também - adivinha - começa com a letra c. Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein? E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana. Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade... cinco. Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o "ato sexual", e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura...



Agora um adendo

CÊXO

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Como parar de Fumar

Café e cigarros, depois um café de novo e outro cigarro para acompanhar.
e se for dirigir, acende um, se for tomar cerveja, acende um, se for ver um filme, acende um, se vai estudar para consurso, acende um e....

ahhhh

Não aguento mais essa vida de todo mundo falando para eu parar de fumar, por isso vou escrever aqui.

Eu comecei a fumar de bobeira. Estava em casa, era de madrugada. Eu provavelmente tinha voltado de algum bar que tocava, e estava sem um pingo de sono. Sai para comprar um cigarros. Eu estava tomando whisky e ouvindo Johnny Cash e só isso não era suficiente. Eu pensava muito em alguém nessa época.

A propósito, se vcs nunca fizeram isso, eu recomendo. Coloque um som legal, como um blues, ou hurt do johnny cash, ligue o ventilador de teto, desligue a luz do quarto, e deixe a luz de outro comodo acesa, então fique observando...

ou não!

pq senão vc pode viciar em cigarros, 

ou sim, pq vai que vc já fuma!

ou não né! pq vai que ta tentando parar de fumar.

ou sim... pq afinal quem manda em vc é vc...

ou não... pq vai que não gosta de blues! 

ou...

Alias, as meninas do Stones Blues Bar (bar de rock que tinha em campo grande em minha fase de adolescência) as meninas que mais me atraiam eram as que fumavam.



Diferente da lenda, eu saí pra comprar cigarros, mas voltei.

Eu devo ter fumado um e tossido muito.

E os dias se passaram... e eu saia e comprava mais. Eu gostava de ligar o ventilador de teto na menor potencia e ficar observando ele girar.


De repente, quando percebi eu tinha cigarros por toda casa. Todas carteiras cheias  com uma média de 17 cigarros dentro e de todas as marcas. Tinha Malrboro Light, Vermelho, Hollywood de menta, Sampoerna menta e canela, tinha Black, Gudang, Dunhill que na época chamava Calrton, e até Camel. Bom... o lance é que eu tocava na noite, e todos que conheciam fumavam. Foi difícil ficar sem, pois sempre alguém me oferecia, e eu era propenso a isso.

Minha casa parecia aquele episódio do Todo mundo odeia o chris, onde a rochely acha cigarros nas gavetas.

Bom... o tempo passou e hoje fazem 6 anos. Tô de saco cheio já. E quero abandonar... mas não é tão fácil quanto parece.

EU QUERO PARAR DE FUMAR

Então eu fiquei já alguns dias sem, e depois voltava. E daí a pessoa fica nervosa e acaba fumando de novo.

Esses tempos, eu ganhei uns adesivos. Então eu decidi usar...

Sentei no sofá, peguei a bula, e acendi um cigarro para ler.

Quando terminei de ler, eu coloquei um adesivo e já acendi outro.

Vício maldito. Achei que não ia dar certo mesmo... depois os adesivos estavam vencidos.

Enfim... o cigarro não vira. Para se ter uma ideia, eu já queimei a boca, os dedos, o olho, e algumas roupas.

O cigarro começou a custar muito caro. E o cerco está fechando

O lance é que está tudo no psicológico e eu vou conseguir.

Dia menos dia... vai rolar. Assim que parar eu volto aqui para contar.

Bom... vou parar de escrever agora, pois já vai dar  meu intervalo e eu to procurando meu isqueiro.